domingo, 5 de Maio de 2024  00:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-02-2011

Festival da Lampreia apresentado hoje. Cativar mais turistas e promover economia local são os objectivos dos promotores.


O Festival do Sável e da Lampreia foi apresentado hoje de manhã. Trata-se de um Festival promovido pela Turismo Centro de Portugal e as ...

O Festival do Sável e da Lampreia foi apresentado hoje de manhã. Trata-se de um Festival promovido pela Turismo Centro de Portugal e as Câmaras Municipais da Murtosa, Penacova, Montemor-o-Velho e Sever do Vouga.

O Festival está marcado para o período compreendido entre os dias 25 Fevereiro a 10 de Abril e decorrerá em todos os Municípios participantes.

A Turismo Centro de Portugal pretende potenciar a iniciativa a nível nacional e internacional. Pedro Machado, Presidente do organismo, quer implementar, a curto prazo, a Rota Nacional da Lampreia, envolvendo as congéneres do Porto/Norte e Lisboa/Vale do Tejo, "ao criar a Rota Nacional da Lampreia estamos a contribuir para a atractividade e procura da nossa região, e damos dimensão nacional a este produto", adiantando que "é um produto de excelência, muito apreciado em Portugal e queremos que atinja ainda dimensão internacional, em particular o público espanhol", disse Pedro Machado que revelou uma quebra no numero de turistas que procuram a região centro do País. A ausência de instrumentos facilitadores de pagamento de portagens e o valor do IVA na restauração, são as duas razões apontadas para a quebra na afluência de turistas à região centro, "o apelo que quero deixar é que os instrumentos facilitadores de pagamento de portagens existam com celeridade porque é a única forma de contrariar esta tendência de cancelamentos de reservas e isso é um constrangimento", sublinhou Pedro Machado, adiantando que "o IVA da restauração é outro constrangimento porque é um imposto superior ao espanhol, em Portugal a diferença é significativa, para pior".

O Festival congrega cinco eventos gastronómicos que se realizam entre os meses de Fevereiro e Abril. Visa coordenar a oferta e colocar no mercado um produto estruturado dinamizador de fluxos de visita, numa época de menor afluência turística. Para além da lampreia, o Festival contempla outros produtos regionais como o arroz do Mondego, o Sável, a Vitela de Sever do Vouga, e diversos doces conventuais.

Na Murtosa, o Festival gastronómico é importante, porque na perspectiva de Santos Sousa, líder autárquico, atrai muitos visitantes ao Concelho, facto determinante para a economia local, "este Festival é muito importante porque valoriza aquilo que é nosso e atrai muitos visitantes à região centro e isso é relevante para a economia local".

Em Sever do Vouga, José Coutinho, Vice-Presidente da Câmara, na sessão de apresentação do Festival, esta manhã, referiu a escassez de Lampreia em Sever, no Rio Vouga e garantiu que a Câmara está atenta ao problema, "não temos tanta lampreia como há alguns anos atrás, daí termos de recorrer aos Municípios na foz do Vouga e espero que no futuro, com as alterações nas captações de água no Carvoeiro a lampreia volte em força ao Vouga na área de Sever", referiu o autarca.

O Festival da Lampreia e Sável apresentado foi apresentado esta manhã na Murtosa.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®